Requerimento nº 629 de 2025

Identificação Básica

Tipo de Matéria Legislativa

Requerimento

Ano

2025

Número

629

Data de Apresentação

11/09/2025

Número do Protocolo

 

Tipo de Apresentação

 

Numeração

    Outras Informações

    Apelido

     

    Dias Prazo

     

    Matéria Polêmica?

    Não

    Objeto

     

    Regime Tramitação

    Ordinário

    Em Tramitação?

    Sim

    Data Fim Prazo

     

    Data de Publicação

     

    É Complementar?

    Não

    Origem Externa

    Tipo

     

    Número

     

    Ano

     

    Local de Origem

     

    Data

     

    Dados Textuais

    Ementa

    Requer do Supervisor da Unidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT em Foz do Iguaçu informações sobre a atual situação estrutural da Ponte Internacional da Amizade, conforme especifica.

    Indexação

    situação estrutural da Ponte Internacional da Amizade, localizada na fronteira entre Brasil e Paraguai, em Foz do Iguaçu, como segue:
    1-Qual é o estado atual da estrutura da Ponte da Amizade, considerando sua capacidade de suportar o fluxo constante de veículos, especialmente de grande porte?
    2-Existe algum laudo técnico recente que avalie a integridade estrutural da ponte? Se sim, favor enviar cópia e detalhamentos.
    3-Há um plano de manutenção preventiva regular para a ponte? Com que frequência são realizadas inspeções e reparos?
    4-Quais foram as últimas manutenções realizadas na Ponte da Amizade? Quais foram os serviços executados e em que data?
    5-Existe um cronograma para a realização de futuras manutenções ou reformas? Caso afirmativo, qual é a previsão para o início dessas ações?
    6-Os buracos identificados na via de rolamento já foram mapeados pelo DNIT? Existe um plano de ação para correção imediata desse problema?
    7-Considerando o fluxo diário elevado de veículos, existe algum estudo ou plano para reforçar a estrutura da ponte contra o desgaste causado por caminhões e ônibus pesados?
    8-Qual é a capacidade máxima de carga da ponte, conforme o projeto original, e como isso se compara ao volume e peso atuais dos veículos que transitam por ela?
    9-Há registros de problemas estruturais, como fissuras, corrosão ou outros sinais de desgaste, que possam comprometer a segurança da ponte?
    10-Existe algum plano de contingência ou estudo para a construção de vias alternativas ou reforço estrutural da ponte, visando garantir a segurança no caso de uma eventual interdição?
    11-O DNIT tem colaborado com outros órgãos, como Receita Federal, Polícia Rodoviária Federal e Prefeitura de Foz do Iguaçu, para monitorar e melhorar as condições da ponte?
    12-Existe algum projeto ou estudo em andamento para aprimorar o monitoramento do fluxo de veículos e pedestres na Ponte da Amizade, visando garantir a segurança e eficiência do tráfego?

    Observação