Requerimento nº 742 de 2025
Identificação Básica
Tipo de Matéria Legislativa
Requerimento
Ano
2025
Número
742
Data de Apresentação
14/10/2025
Número do Protocolo
Tipo de Apresentação
Texto Original
Numeração
Outras Informações
Apelido
Dias Prazo
Matéria Polêmica?
Não
Objeto
Regime Tramitação
Ordinário
Em Tramitação?
Sim
Data Fim Prazo
Data de Publicação
É Complementar?
Não
Origem Externa
Tipo
Número
Ano
Local de Origem
Data
Dados Textuais
Ementa
Requer a criação de Comissão Parlamentar de Inquérito com a finalidade de apurar e investigar possíveis irregularidades e má gestão no Instituto de Transporte e Trânsito de Foz do Iguaçu (Foztrans).
Indexação
Comissão Parlamentar de Inquérito, composta por 3 (três) Vereadores e pelo período de 180 (cento e oitenta) dias, com a finalidade de apurar e investigar indícios de irregularidades e má gestão no Instituto de Transporte e Trânsito de Foz do Iguaçu – Foztrans.
Entre os pontos a serem investigados pela Comissão na atual gestão destacam-se:
1. A dispensa de licitação no valor de R$ 25 milhões de reais para contratação da CELEPAR, destinada à gestão do sistema de multas na cidade;
2. A destinação e aplicação dos recursos arrecadados com multas de trânsito, considerando que, somente no primeiro semestre deste ano, foram aplicadas quase 500 multas por dia em Foz do Iguaçu;
3. A execução do contrato de sinalização viária e a qualidade dos serviços prestados;
4. O andamento da consultoria contratada (FEPESE) para realizar os estudos da nova licitação do transporte público;
5. A situação de má conservação do Terminal de Transporte Urbano;
6. O processo de credenciamento para recolhimento de veículos e realização de leilões lançado pelo Foztrans, no valor de R$ 291.877,09 (Duzentos e noventa e um mil e oitocentos e setenta e sete reais e nove centavos).
Entre os pontos a serem investigados pela Comissão na atual gestão destacam-se:
1. A dispensa de licitação no valor de R$ 25 milhões de reais para contratação da CELEPAR, destinada à gestão do sistema de multas na cidade;
2. A destinação e aplicação dos recursos arrecadados com multas de trânsito, considerando que, somente no primeiro semestre deste ano, foram aplicadas quase 500 multas por dia em Foz do Iguaçu;
3. A execução do contrato de sinalização viária e a qualidade dos serviços prestados;
4. O andamento da consultoria contratada (FEPESE) para realizar os estudos da nova licitação do transporte público;
5. A situação de má conservação do Terminal de Transporte Urbano;
6. O processo de credenciamento para recolhimento de veículos e realização de leilões lançado pelo Foztrans, no valor de R$ 291.877,09 (Duzentos e noventa e um mil e oitocentos e setenta e sete reais e nove centavos).
Observação