Requerimento nº 759 de 2025

Identificação Básica

Tipo de Matéria Legislativa

Requerimento

Ano

2025

Número

759

Data de Apresentação

24/10/2025

Número do Protocolo

 

Tipo de Apresentação

 

Numeração

    Outras Informações

    Apelido

     

    Dias Prazo

     

    Matéria Polêmica?

    Não

    Objeto

     

    Regime Tramitação

    Ordinário

    Em Tramitação?

    Sim

    Data Fim Prazo

     

    Data de Publicação

     

    É Complementar?

    Não

    Origem Externa

    Tipo

     

    Número

     

    Ano

     

    Local de Origem

     

    Data

     

    Dados Textuais

    Ementa

    Requer do Prefeito informações acerca do relacionamento entre o Hospital Municipal Padre Germano Lauck e a UNILA, conforme especifica.

    Indexação

    informações acerca da matéria publicada no dia 22 de outubro de 2025 pela emissora Rádio Cultura Foz onde a reitora da UNILA (Universidade Federal da Integração Latino Americana), professora Diana Araújo, declarou que ocorreu “um retrocesso no convênio” vigente entre as instituições que pode comprometer o processo de federalização do Hospital Municipal Padre Germano Lauck, como segue:
    1-Qual o posicionamento oficial da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu perante a declaração da reitora da UNILA, segundo a qual existe “retrocesso no convênio” vigente entre a universidade e o Hospital Municipal?
    2-Qual o atual status das negociações entre a Prefeitura, o Hospital Municipal e a UNILA para manutenção e ampliação da parceria, considerando o convênio existente e a possibilidade de federalização do hospital?
    3-Quais são as razões que motivaram o ofício enviado pelo Hospital Municipal, o qual limita o uso das salas atualmente cedidas à UNILA para atividades acadêmicas, conforme noticiado?
    4-Quais impactos essa limitação de uso, e eventual fragilização da cooperação, podem ter no processo de federalização do Hospital Municipal?
    5-Quais providências ou plano de ação a Prefeitura pretende adotar para assegurar a continuidade e o fortalecimento da parceria, bem como mitigar eventuais efeitos negativos para a saúde pública municipal?

    Observação