Lei Ordinária nº 4.909, de 30 de setembro de 2020

Identificação Básica

Norma Jurídica

Lei Ordinária

4909

2020

30 de Setembro de 2020

Institui o uso do “Cordão de Girassol” como instrumento auxiliar de orientação e identificação de pessoas com deficiência não visível.

a A
Vigência entre 30 de Setembro de 2020 e 12 de Dezembro de 2023.
Dada por Lei Ordinária nº 4.909, de 30 de setembro de 2020
Institui o uso do "Cordão de Girassol" como instrumento auxiliar de orientação e identificação de pessoas com deficiência não visível.
    A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, Estado do Paraná, aprovou, o Prefeito Municipal, nos termos do § 1º do artigo 49 da Lei Orgânica do Município sancionou, e eu, Presidente, nos termos do § 8º do mesmo artigo, promulgo a seguinte Lei:
      Art. 1º. 
      Fica instituído o uso do "Cordão de Girassol" como instrumento auxiliar de orientação e identificação de pessoas com deficiência não visível no Município de Foz do Iguaçu.
        Parágrafo único  
        Considera-se pessoa com deficiência não visível aquela com deficiência não aparente e não identificada de maneira imediata.
          Art. 2º. 
          O objetivo do uso do Cordão de Girassol é conferir identificação imediata à pessoa com deficiência não visível, garantindo agilidade na assistência e segurança a esses cidadãos que fazem uso do acessório.
            Art. 3º. 
            Ficam os estabelecimentos públicos e privados obrigados a orientar seus colaboradores e funcionários sobre a possibilidade de as pessoas com deficiência não visível ou seus familiares utilizarem o Cordão de Girassol como meio de identificação da deficiência.
              Art. 4º. 
              Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

                Gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, 30 de setembro de 2020.


                Beni Rodrigues
                Presidente

                 

                 

                Nota: Este texto não substitui o original publicado no Diário Oficial.